Nossa Senhora de Guadalupe



Em 1531, na colina de Tepeyac, no México, Nossa Senhora apareceu ao índio Juan Diego, dizendo-lhe que fosse até o bispo e pedisse para que naquele lugar fosse construído um santuário para a honra e glória de Deus.
O bispo da diocese, João de Zumárraga retardou a resposta a fim de averiguar o que estava ocorrendo. Nossa Senhora apareceu novamente a Juan Diego, insistindo no pedido. O bispo então pediu a Juan Diego um sinal que comprovasse o que estava afirmando.
O sinal foi realizado quando Juan Diego estava indo buscar um sacerdote para o tio doente. Nossa Senhora assim lhe falou: “Escute, meu filho, não há nada que temer, não fique preocupado nem assustado; não tema esta doença, nem outro qualquer dissabor ou aflição. Não estou eu aqui, a seu lado? Eu sou a sua Mãe dadivosa. Acaso não o escolhi para mim e o tomei aos meus cuidados? Que deseja mais do que isto? Não permita que nada o aflija e o perturbe. Quanto à doença do seu tio, ela não é mortal. Eu lhe peço, acredite agora mesmo, porque ele já está curado. Filho querido, essas rosas são o sinal que você vai levar ao Bispo. Diga-lhe em meu nome que, nessas rosas, ele verá minha vontade e a cumprirá. Você é meu embaixador e merece a minha confiança. Quando chegar diante dele, desdobre a sua "tilma" (manto) e mostre-lhe o que carrega, porém só em sua presença. Diga-lhe tudo o que viu e ouviu, nada omita...”
Quando Juan Diego entregou as rosas ao bispo, apareceu o milagre: a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe estava pintada no manto do indígena. O bispo acompanhou Juan Diego ao local designado por Nossa Senhora e depois foi ver o tio dele. Este, já curado, confirmou: “Eu também a vi. Ela veio a esta casa e falou a mim. Disse-me também que desejava a construção de um templo na colina de Tepeyac. Disse que sua imagem seria chamada “Santa Maria de Guadalupe”, embora não tenha explicado o porquê.” Diante de tudo isso muitos se converteram e o santuário foi construído.
A aparição de Nossa Senhora de Guadalupe é repleta de sinais milagrosos, que até hoje os cientistas não conseguem explicar. Em 1754, escrevia o papa Bento XIV: “Nela tudo é milagroso: uma Imagem que provém de flores colhidas num terreno totalmente estéril, no qual só podem crescer espinheiros; uma Imagem estampada numa tela tão rala que, através dela, pode-se enxergar o povo e a nave da Igreja tão facilmente como através de um filó; uma Imagem em nada deteriorada, nem no seu supremo encanto, nem no brilho de suas cores, pelas emanações do lago vizinho que, todavia, corroem a prata, o ouro e o bronze… Deus não agiu assim com nenhuma outra nação.”
Em 1910 o Papa S. Pio X proclamou Nossa Senhora de Guadalupe “Padroeira de toda a América Latina”; Pio XI de “Padroeira de todas as Américas”; em 1945 o Papa Pio XII a proclamou “Imperatriz de toda a América”, João XIII “Missionária Celeste do novo mundo” e “Mães das Américas”; finalmente João Paulo II pediu que fosse celebrado o dia 12 de dezembro, em todo continente Americano, à Virgem de Guadalupe, “Mãe e Evangelizadora da América”!

Oração do Papa João Paulo II à Nossa Senhora de Guadalupe:
“Ó Senhora e Mãe da América! Ó doce Senhora do Tepeyac, Mãe de Guadalupe! Apresentamos-Te esta incalculável multidão de fiéis que reza a Deus na América. Tu que entraste no seu coração, visita e conforta os lares, as paróquias e as dioceses de todo o Continente. Faze com que as famílias cristãs eduquem de maneira exemplar os seus filhos na fé da Igreja e no amor do Evangelho, para que sejam viveiros de vocações apostólicas. Volve hoje o teu olhar sobre os jovens e anima-os a caminhar com Jesus Cristo. Encoraja todos aqueles que dedicam a sua vida à causa de Jesus e à difusão do seu Reino. A ti, Senhora de Guadalupe, Mãe de Jesus e nossa Mãe, todo o carinho, honra, glória e louvor contínuo dos teus filhos e filhas americanos! "
Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário